VENHA PARTICIPAR DE NOSSA ESCOLA DOMINICAL AOS DOMINGOS 9:00 HORAS DA MANHA, TEM SIDO UMA VERDADEIRA BENÇÃO. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA

15 de janeiro de 2011

O Evangelho em Gênesis

O EVANGELHO EM GÊNESIS, ENTENDA COMO.

caro leitor [a]! Não precisa esfregar os olhos para ver se leu direito: é isso mesmo! Temos um evangelho em Gênesis!

Você deve estar se perguntando: Mas, no livro do Gênesis, um evangelho? Impossível! Gênesis trata da criação dos céus e da terra, da vegetação, dos luminares e do homem.

O “Segredo”

O nome em hebraico é algo profundo e revelador. No nome estão implícitas algumas verdades relacionadas ao caráter e a vida da pessoa. Poderia dar alguns exemplos: Nabal, que significa louco, néscio. Isaque, riso. Davi, amado. Salomão, pacífico. Olhando a vida destes personagens bíblicos, veremos facetas e detalhes de suas vidas que estão relacionados [in] diretamente com o significado dos seus nomes.

O EVANGELHO EM GÊNESIS

caro leitor [a]! Não precisa esfregar os olhos para ver se leu direito: é isso mesmo! Temos um evangelho em Gênesis!

Você deve estar se perguntando: Mas, no livro do Gênesis, um evangelho? Impossível! Gênesis trata da criação dos céus e da terra, da vegetação, dos luminares e do homem.

O “Segredo” 

O nome em hebraico é algo profundo e revelador. No nome estão implícitas algumas verdades relacionadas ao caráter e a vida da pessoa. Poderia dar alguns exemplos: Nabal, que significa louco, néscio. Isaque, riso. Davi, amado. Salomão, pacífico. Olhando a vida destes personagens bíblicos, veremos facetas e detalhes de suas vidas que estão relacionados [in] diretamente com o significado dos seus nomes.

Vamos atentar para a genealogia de Adão a Noé (Gn 5):

Adam –> Seth –> Enosh –> Kenan –> Mahalalel –>Yared –> Enoch –> Methuselah –> Lamech –> Noah

Nome                                    Significado
Adam [Adão]                           Homem
Seth [Sete]                             Apontado
Enosh [Enos]                           Mortal
Kenan [Cainã]                         Aflição, Sofrimento
Mahalalel [Maalalel]                  O Elohim Bendito
Yared [Jarede]                         Descerá
Enoch [Enoque]                       Ensinando, Ensinamento
Methuselah [Matusalém]          Sua morte trará
Lamech [Lameque]                  O Desesperado
Noah [Noé]                             Conforto, Descanso

A frase formada é fascinante, impactante, brilhante:
“[Ao] Homem é Apontada Mortal Aflição, [Mas] o Elohim Bendito descerá Ensinando [que] sua Morte Trará ao Desesperado [O] Conforto, Descanso". 


É por isso que a cultura judaica é fascinante. Há coisas que podemos até rejeitar, mas há outras, como esta pérola acima, que nos faz pensar e meditar quão profundo são os mistérios da Palavra de Deus

Não é nada cabalístico! Pense, estude, e tire suas próprias conclusões. Quem lê, entenda!

  Deus é gospel, Jesus é Senhor e Pastor, aprenda dinâmicas na Ida Gospel 

Comentário (1)

8 de janeiro de 2011

QUAL O NOME DE DEUS ??

Na Bíblia, Deus é chamado por vários nomes: ELOHIM (אֱלוֹהִים), que significa “Deus”; ELÔAH (אֱלוֹהַּ), que significa “Deus”; EL (אֵל), que significa “Deus”; ELION (עֶלְיוֹן), que significa “Altíssimo”; SHADAY (שַׁדַּי), que significa “Onipotente”; ADONAY (אֲדוֹנָי), que significa “Senhor” e YAHVEH (יַהְוֶה), que significa “Ele faz existir”.

Este último nome, YAHVEH, é o único nome que é realmente o nome próprio de Deus. Os outros nomes são mais títulos do que nomes propriamente.

Este nome é derivado da forma causativa do verbo hebraico HAVAH (הָוָה), que significa “ser”, ou “existir”.

O nome YAHVEH significa “Ele faz existir”.

O nome YAHVEH aparece muitas vezes no Tanach (Antigo Testamento).

Este nome é considerado o mais sagrado dos nomes de Deus.

No entanto, na maioria das traduções da Bíblia, onde aparece o nome YAHVEH, este nome é substituído pela palavra “Senhor” ou pela palavra “Deus”.

Isto acontece pela seguinte razão:

A partir do século III a.C., os judeus deixaram de pronunciar o nome sagrado de Deus, YAHVEH, porque achavam que seria uma profanação pronunciá-lo, e por isso, ao lerem a Bíblia, onde estava escrito YAHVEH, eles pronunciavam ADONAY, que significa “Senhor”. Por este motivo, quando a Bíblia foi traduzida para o grego, onde aparecia o nome sagrado YAHVEH, eles colocaram KYRIOS, que em grego significa “Senhor”. Posteriormente, ao traduzirem a Bíblia para o latim, onde aparecia o nome sagrado, eles colocaram “Dominus”, que significa “Senhor”, e depois, quando traduziram para o português, colocaram “Senhor”.

Em algumas traduções mais modernas, onde aparece o nome YAHVEH, eles colocaram SENHOR, com todas as letras maiúsculas, para que o leitor saiba que ali a palavra SENHOR está substituindo o nome sagrado de Deus, YAHVEH.  E quando no texto original da Bíblia, em hebraico, aparece o nome ADONAY, eles colocam Senhor, com apenas a inicial maiúscula.

O nome YAHVEH, quando adaptado para a língua portuguesa, fica JAVÉ, ou JAEVÉ.  Isto porque, em hebraico, o nome é pronunciado YAHVEH ou YAHEVEH, conforme se pronuncie de forma mais rápida ou mais pausada.

Algumas pessoas pronunciam o nome sagrado de Deus como YEHOVAH, e o adaptam para a língua portuguesa como JEOVÁ.  No entanto, a pronúncia certa é YAHVEH.

Esta divergência de pronúncia ocorreu pelas seguintes razões:

O Tanach (Antigo Testamento) foi escrito em hebraico.

No alfabeto hebraico, originalmente, não existiam vogais, só existiam consoantes. Não era necessário escrever as vogais, porque as pessoas que conhecem bem a língua hebraica, lêem perfeitamente o texto escrito só com consoantes, e inclusive as raízes das palavras, em hebraico, são constituídas somente de consoantes, que são vocalizadas de várias formas, para formar verbos, substantivos, adjetivos, etc. 

Quando os judeus deixaram de pronunciar o nome YAHVEH, este nome continuou a ser pronunciado pelos sacerdotes, no Templo, quando abençoavam o povo com a bênção sacerdotal (Números 4:24-26).  Portanto, a verdadeira pronúncia do nome sagrado continuou conhecida.

No entanto, no ano 70 D.C., o Templo de Deus foi destruído pelos romanos, e então os judeus deixaram completamente de pronunciar o nome sagrado de Deus, e por isso, aos poucos, a verdadeira pronúncia foi caindo no esquecimento, embora a tradição judaica diga que alguns rabinos, ao longo dos séculos, sabiam a verdadeira pronúncia do nome sagrado de Deus, que é também chamado de tetragrama sagrado, pois é formado por quatro consoantes: YHVH (יהוה).

Na mesma ocasião em que o Templo de Deus foi destruído, a cidade de Jerusalém também foi destruída, e os judeus foram expulsos da sua terra e foram espalhados entre as nações.

Por isso, os judeus deixaram de falar o hebraico no dia-a-dia, e passaram a usar a língua hebraica apenas para orar e ler a Bíblia e para escrever comentários sobre a Bíblia. 

Em decorrência disso, começou a surgir o risco de ninguém mais saber qual a pronúncia correta do texto da Bíblia. 

Então os judeus inventaram uns sinais, constituídos de pontos e traços, que são colocados embaixo ou acima das consoantes, que representam as vogais, e colocaram estes sinais de vogais em todo o texto do Tanach (Velho Testamento). 

Como onde aparecia o nome YAHVEH eles pronunciavam ADONAY, então eles colocaram nas consoantes do nome YAHVEH as vogais de ADONAY, e isto fez com que surgisse a forma YEHOVAH.

No entanto, dois escritores gregos cristãos antigos, um chamado Clemente de Alexandria, e outro chamado Teodoreto, escreveram o nome sagrado de Deus em letras gregas.  Clemente de Alexandria escreveu IAOUE, [1] que se pronuncia IAUE, pois em grego OU pronuncia-se U, e Teodoreto escreveu IABE, que se pronuncia IAVE, pois em grego a letra B se pronuncia V. [2] [3]  A letra hebraica vav, que corresponde ao nosso v, originalmente era pronunciada com o som de u, e por isso em hebraico às vezes a letra vav é usada para representar o som de u. Por isso, alguns transliteram a letra vav como w, e não como v.

Clemente de Alexandria escreveu aproximadamente no ano 215 d.C., e Teodoreto escreveu aproximadamente no ano 466 d.C. 

Na época em que eles escreveram, ainda se sabia a pronúncia correta do nome sagrado de Deus.  Como eles escreveram em letras gregas, e no alfabeto grego existem vogais, ficamos sabendo que a pronúncia correta do nome de Deus é YAHVEH (יַהְוֶה).

Inclusive, é interessante notar que os judeus, que antes usavam sempre a palavra ADONAI para substituir o nome YAHVEH na leitura da Bíblia e nas orações, de um certo tempo para cá passaram a usar, para este fim, a palavra HASHEM, que significa “O Nome”.

É possível que os rabinos que ainda conheciam a verdadeira pronúncia do nome de Deus tenham incentivado os judeus a usarem a palavra HASHEM para assim conservarem a memória das verdadeiras vogais do nome sagrado de Deus, pois as vogais de HASHEM são as mesmas vogais de YAHVEH.

É possível que eles tenham feito isto por saberem que é necessário preservar a verdadeira pronúncia do nome de Deus, pois o Templo de Deus, em Jerusalém, será em breve reconstruído, e então os sacerdotes terão que usar o nome sagrado de Deus, YAHVEH, para abençoarem o povo com a bênção sacerdotal (Números 6:22-27), pois em Números 6:27, está escrito que Deus disse: “E porão o Meu Nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.”

Existe também uma forma abreviada do nome de Deus, que é YAH (יָהּ).  Este nome é o mesmo nome YAHVEH, porém abreviado.  Este nome aparece principalmente em textos poéticos, como, por exemplo, no cântico de Moisés (Êxodo 15:2), e no Salmo 118, versículo 5.

Esta forma abreviada YAH aparece também na expressão HALELU YAH, que é adaptada para o português como ALELUIA, e que significa “LOUVAI A YAH”.

No nome YAH, o H final é pronunciado, como um H aspirado. Por isso, a pronúncia deste nome é YAHE. 

Este nome, ao ser adaptado para a língua portuguesa, fica JAE.

O fato de a vogal desta forma abreviada do nome de Deus ser A mostra que a primeira vogal do nome de Deus é A, o que evidencia que a verdadeira pronúncia do nome de Deus é YAHVEH (יַהְוֶה).

Há na Bíblia vários nomes de pessoas que são formados com formas abreviadas do nome de Deus. Exemplos: Yesha’yáhu (Isaías), Yirmeyáhu (Jeremias), Netanyáhu (Netanias), Yehoshúa (Josué), Yehochanân (Joanã, ou João), Yehoshafát (Josafá).

Em alguns nomes próprios, a forma abreviada do nome de Deus aparece no final da palavra, e em outros, a forma abreviada do nome de Deus aparece no início da palavra.

A forma abreviada do nome de Deus que aparece no final de nomes próprios é “Yáhu” (יָהוּ).

A forma abreviada do nome de Deus que aparece no início de nomes próprios é Yeho (יְהווֹ).

Em hebraico, as vogais da palavra se alteram quando a palavra recebe um sufixo.

Por exemplo: A palavra "sêfer" (livro), ao receber o sufixo "im" para fazer o plural, fica "sefarím" (livros).

Outro exemplo: A palavra "davár" (palavra), ao receber o sufixo "khem" (sufixo do pronome pessoal da segunda pessoa do plural), fica "divreikhêm" (vossas palavras).

Portanto, para saber quais eram as vogais originais do nome de Deus, devemos nos basear na forma abreviada do nome de Deus que aparece no final dos nomes próprios, que é "Yáhu" (exemplos: Yesha'yáhu, Yirmeyáhu, Netanyáhu).

"Yáhu" é uma forma abreviada de "Yahevéh", assim como "yehí" é uma forma abreviada de "yiheyéh).

Portanto, o nome de Deus é "Yahevéh", nome este que, quando é pronunciado rapidamente, é pronunciado "Yahvéh".

A forma abreviada "Yeho", que aparece no início de vários nomes próprios (como, por exemplo, Yehoshúa, Yehochanân, Yehoshafát), é a mesma forma abreviada "Yáhu", que teve as suas vogais alteradas porque foi acrescentado a ela um sufixo, que é a segunda parte do nome próprio (nos exemplos acima, "shúa", "chanân" e "shafát").

Quando os judeus deixaram de pronunciar o nome de Deus, no século III A.C., cometeram um grande erro.

Eles deixaram de pronunciar o nome de Deus, porque interpretaram erradamente o mandamento de Deus que está em Êxodo 20:7, e pensaram que este mandamento significa que não devemos pronunciar o nome de Deus em vão.

No entanto, o verdadeiro significado deste mandamento é outro.

A tradução correta de Êxodo 20:7, é a seguinte: “NÃO LEVANTARÁS O NOME DE JAVÉ TEU DEUS PARA A FALSIDADE”. 

Isto significa que nós não devemos usar o nome de Deus para enganar o nosso próximo, jurando pelo nome de Deus e descumprindo o juramento.

Significa que quando nós juramos pelo nome de Deus, devemos cumprir o juramento.

Deus ordenou que nós juremos pelo nome dele, como está escrito em Deuteronômio 6:13: “A JAVÉ TEU DEUS TEMERÁS E A ELE SERVIRÁS, E PELO SEU NOME JURARÁS.”

E no Salmo 105, versículo 1, está escrito: “LOUVAI A JAVÉ, INVOCAI O SEU NOME”.

Portanto, vemos que Deus quer que nós pronunciemos o Seu nome.

Em Êxodo 23:13, está escrito: “E EM TUDO O QUE VOS TENHO DITO, GUARDAI-VOS; E DO NOME DE OUTROS DEUSES NEM VOS LEMBREIS, NEM SE OUÇA DA VOSSA BOCA.”

Portanto, vemos que Deus não quer que nós pronunciemos os nomes dos outros deuses, os falsos deuses, que são demônios (Deuteronômio 32:17), e vemos também que Deus disse que não pronunciar o nome de alguém é uma demonstração de execração, e não de respeito. 

Assim sendo, constata-se que Deus quer que nós pronunciemos o nome d’Ele, e juremos pelo nome d’Ele, e cumpramos os juramentos.

Quando Jesus Cristo (Yeshua haMashiach) começou a pregar e ensinar, ele não pôde restaurar a prática de pronunciar o nome de Deus, porque naquela época os líderes religiosos de Israel puniam com a morte as pessoas que pronunciassem o nome de Deus, a não ser os sacerdotes, no Templo, ao abençoarem o povo.

Portanto, se Jesus Cristo pronunciasse o nome de Deus, nas suas pregações, ele teria sido morto logo no início, e não teria dado tempo de ele nos passar os ensinamentos que estão escritos no texto autêntico do Evangelho segundo Mateus.

Mas, como hoje em dia os líderes religiosos não mais condenam à morte as pessoas que violam as regras estabelecidas por eles, nós já podemos voltar a pronunciar o nome de Deus, como faziam Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, e todos os profetas.

Está escrito em Joel 3:5 (em algumas Bíblias é 2:32): “E acontecerá que todo o que invocar o nome de Javé será salvo”.

Portanto, precisamos pronunciar e invocar o nome de Javé para sermos salvos.

Existem algumas pessoas que dizem que não se deve adaptar o nome YAHVEH para outras línguas.  No entanto, esta adaptação é necessária, pois cada língua tem o seu sistema fonético, e existem alguns fonemas (sons) que existem em uma língua, mas não existem em outra língua. 

Por exemplo: Em Português, não existe o Y como semivogal, em início de sílaba, mas sim somente como vogal. 

Portanto, se nós não fizermos a adaptação do nome YAHVEH para Javé, a maioria das pessoas irá pronunciar Y-AH-VEH, com três sílabas, o que é errado, pois o Y aí é semivogal, e funciona como consoante, de modo que YAH é uma só sílaba, e o nome sagrado deve ser pronunciado YAH-VEH, com apenas duas sílabas, ou YA-HE-VEH, se for pronunciado de forma mais pausada. 

Além disso, as pessoas não iriam pronunciar o H aspirado que existe no meio da palavra, de modo que de qualquer forma a pronúncia estaria errada. 

Além disso, se não fizéssemos a adaptação para o Português, as pessoas achariam a grafia YAHVEH estranha, e não saberiam como pronunciar, e acabariam não pronunciando, ou evitando pronunciar.

Como Deus é o Criador de todas as nações, e todas as nações devem adorá-lo, então o Seu nome deve ser adaptado para todas as línguas.

Foi o próprio Deus quem fez a confusão das línguas, como vemos em Gênesis11:1-9, de modo que Ele sabe perfeitamente que cada povo tem a sua língua e o seu sistema fonético diferentes dos de outros povos, o que torna necessário adaptar os nomes próprios de uma língua para outra, para que as pessoas possam pronunciá-los.

Portanto, aqui no Brasil, podemos pronunciar o nome de Deus nas suas formas adaptadas para a língua portuguesa, que são Javé, Jaevé e Jae.

Para mais detalhes sobre este assunto, vejam também a página chamada O NOME DE DEUS É YAOHU?

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

João Paulo Fernandes Pontes.

Publicado em 30 de dezembro de 2003.

Atualizado em 7 de setembro de 2010.

WHAT IS THE NAME OF GOD?

WHAT IS THE NAME OF GOD?
  
In the Bible, God is called by various names: Elohim (אֱלוֹהִים), which means "God"; Eloah (אֱלוֹהַּ), which means "God", EL (אֵל), which means "God"; ELION (עֶלְיוֹן), which means "Most High"; Shaday (שַׁדַּי), which means "Almighty"; ADONAY (אֲדוֹנָי), meaning "Lord" and Yahveh (יַהְוֶה), which means "It does exist."
  
This last name, Yahweh, is the only name that really is the name of God. Other names are more titles than names properly.
  
This name is derived from the causative form of the Hebrew verb Havah (הָוָה), which means "being" or "exist".
  
The name Yahweh means "He does exist."
  
The name Yahweh appears many times in the Tanach (Old Testament).
  
This name is considered the most sacred names of God.
  
However, in most translations of the Bible, where it appears the name Yahweh, the name is replaced by the word "Lord" or the word "God."
  
This happens because:
  
From the third century BC, the Jews ceased to pronounce the sacred name of God, Yahweh, because they thought it would be a profanation to pronounce it, so when they read the Bible where Yahweh was written, they pronounced ADONAY, which means"Lord." For this reason, when the Bible was translated into Greek, where it appeared the sacred name Yahweh, they put KYRIOS, which in Greek means "Lord." Later, when translating the Bible into Latin, where it appeared the sacred name, they put "Dominus," which means "Lord", and then, when translated into Portuguese, put "Sir".
  
In some more modern translations, which appears the name Yahweh, they put the LORD with all capital letters, so that the reader knows that there the word LORD is replacing the sacred name of God, Yahweh. And when in the original Bible in Hebrew, the name ADONAY, they put the Lord, with only the initial capital.
  
The name Yahweh, when adapted to Portuguese, is YAHWEH, or JAEVÉ. This is because in Hebrew the name is pronounced Yahweh or YAHEVEH as to rule more quickly or more pauses.
  
Some people pronounce the sacred name of God as yehovah, and adapted into Portuguese as GOD. However, the right pronunciation is Yahweh.
  
This difference in pronunciation occurred for the following reasons:
  
The Tanach (Old Testament) was written in Hebrew.
  
In the Hebrew alphabet, originally, there were no vowels, only consonants existed. It was not necessary to write the vowels, because people who know Hebrew, read the text well written with only consonants, and even the roots of words in Hebrew are composed only of consonants that are voiced in various ways, forform verbs, nouns, adjectives, etc..
  
When the Jews ceased to pronounce the name Yahweh, the name continued to be pronounced by the priests in the Temple, when the people blessed with the priestly blessing (Numbers 4:24-26). So the real pronunciation of the sacred name remained unknown.
  
However, in 70 AD, the temple of God was destroyed by the Romans and then the Jews left completely to pronounce the sacred name of God, and so, gradually, the true pronunciation was falling into oblivion, although the Jewish tradition say that some rabbis over the centuries, knew the true pronunciation of the sacred name of God, which is also called the sacred Tetragrammaton, it is composed of four consonants: YHWH (יהוה).
  
At the same time that God's Temple was destroyed, the city of Jerusalem was also destroyed, and Jews were expelled from their land and were scattered among the nations.
  
Therefore, the Jews ceased to speak Hebrew in day to day, and started using the Hebrew language only to pray and read the Bible and to write commentaries on the Bible.
  
As a result, began to rise the risk of anyone else know the correct pronunciation of the text of the Bible.
  
Then the Jews invented some signs consisting of dots and dashes, which are placed under or above the consonants, which represent the vowels and vowel signs put these throughout the text of the Tanach (Old Testament).
  
Which appeared as they pronounced the name Yahveh ADONAY, then they put the consonants of the name Yahveh ADONAY of vowels, and this meant that the form arose yehovah.
  
However, two ancient Christian Greek writers, one called Clement of Alexandria, Theodoret, and another called, wrote the holy name of God in Greek letters. Clement of Alexandria wrote IAOUE, [1] pronounced EUWI, as in Greek is pronounced OR U, and Theodoret wrote IABE, pronounced IAVE, because in Greek the letter B is pronounced V [2] [3] The Hebrew letter vav, which corresponds to our v, was originally pronounced with the sound of u, so sometimes the Hebrew letter vav is used to represent the sound of u. Therefore, some transliterate the letter vav as w, and not see
  
Clement of Alexandria wrote about the year 215 AD, and Theodoret wrote about the year 466 AD
  
By the time they wrote, even if he knew the correct pronunciation of the sacred name of God. As they wrote in Greek letters, and there are vowels in the Greek alphabet, we learn that the correct pronunciation of God's name is Yahweh (יַהְוֶה).
  
Also, it is interesting to note that Jews, who had previously used when the word Adonai to replace the name Yahweh in Bible reading and prayer, a certain time here began to use for this purpose, the word HASHEM, which means " The Name. "
  
It is possible that the rabbis who still knew the true pronunciation of the name of God has encouraged Jews to wear the word HASHEM well to keep the memory of the true vowels of the sacred name of God, for the vowels of the same vowels are HASHEM of Yahveh.
  
It is possible that they have done this knowing that it is necessary to preserve the true pronunciation of the name of God, for God's Temple in Jerusalem will be rebuilt soon, and then the priests will have to use the sacred name of God, Yahweh, to bless the people with the priestly blessing (Numbers 6:22-27), as in Numbers 6:27 it is written that God said, "And they shall put My Name upon the children of Israel, and I will bless them."
  
There is also an abbreviated form of the name of God, which is YAH (יָהּ). This name is the same name Yahweh, but abbreviated. It occurs mainly in poetic texts, for example, the song of Moses (Exodus 15:2), and Psalm 118, verse 5.
  
This form also appears in abbreviated YAH YAH HALELU expression, which is adapted to the Portuguese as ALELUIA, which means "Praise YAH A".
  
In the Name YAH, the final H is pronounced as an aspirated H.Therefore, the pronunciation of this name is Yahe.
  
This name, to be adapted to Portuguese, is JAE.
  
The fact that the vowel in this abbreviated form of the name of God be shown that the first vowel in the name of God is A, which shows that the true pronunciation of God's name is Yahweh (יַהְוֶה).
  
There are several names in the Bible of people who are trained with abbreviated forms of the name of God. Examples: Yesha'yáhu (Isaiah), Jeremiah (Jeremiah), Netanyahu (Nethaniah), Yehoshua (Joshua), Yehochanân (Johanan, or John), Yehoshafat (Jehoshaphat).
  
In some names, the abbreviated form of the name of God appears at the end of the word, and in others, the abbreviated form of the name of God appears at the beginning of the word.
  
The abbreviated form of God's name that appears at the end of names is "Yahu (יָהוּ).
  
The abbreviated form of God's name that appears at the beginning of proper names is yeho (יְהווֹ).
  
In Hebrew, the vowels of the word change when word gets a suffix.
  
For example: The word "Sefer" (book), to receive the suffix "im" to the plural is "Sefarim" (Books).
  
Another example: The word "davar" (word), to receive the suffix "Khem" (suffix of the personal pronoun of second person plural), is "divreikhêm" (your words).
  
So to know what were the original members of God's name, we should depend on the abbreviated form of the name of God that appears at the end of proper names, which is "yahu" (examples: Yesha'yáhu, Jeremiah, Netanyahu).
  
"Yahu" is a shortened form of "Yahevéh", and "Yehi" is a shortened form of "yiheyéh).
  
Therefore, the name of God is "Yahevéh", a name that, when pronounced quickly, it is pronounced "Yahweh".
  
The abbreviated form "yeho," which appears at the beginning of several names (eg, Yehoshua, Yehochanân, Yehoshafat) is the same abbreviated form "Yahu," which had their vowels changed because it was added to a suffix , which is the second part of the name (in the above examples, "Shuai", "chanan" and "shafát).
  
When the Jews ceased to pronounce the name of God, in the third century BC, made a big mistake.
  
They ceased to pronounce the name of God, why have misconstrued the commandment of God in Exodus 20:7, and thought that this commandment means we must not pronounce the name of God in vain.
  
However, the true meaning of this commandment is another.
  
The correct translation of Exodus 20:7, is: "DO NOT RAISE THE NAME OF YAHWEH THY GOD for falsehood."
  
This means that we should not use God's name to deceive our neighbor, swearing by the name of God and disobeying their oath.
  
That means when we swear by the name of God, we must fulfill the oath.
  
God has ordered us let's take their name, as written in Deuteronomy 6:13: "Thou shalt fear the Lord your God and serve Him, and swear by His Name."
  
And in Psalm 105, verse 1, it is written: "Praise to the Lord, call upon His name."
  
Therefore, we see that God wants us to pronounce his name.
  
In Exodus 23:13 it is written: "AND ALL THAT YOU HAVE SAID, beware, AND THE NAME OF OTHER GODS neither remember, IF NOT HEAR OF YOUR MOUTH."
  
Therefore, we see that God wants us to pronounce the names of other gods, false gods, who are demons (Deuteronomy 32:17), and we see that God tells us not to pronounce the name of someone is a demonstration of execration, and no respect.
  
Thus, it appears that God wants us to pronounce the name of Him, and let's take the name of Him, and fulfill the oaths.
  
When Jesus Christ (Yeshua haMashiach) began to preach and teach, he was unable to restore the practice of pronouncing the name of God, because at that time the religious leaders of Israel punished with death those who speak out the name of God, unlessthe priests at the Temple to bless the people.
  
Therefore, if Jesus Christ pronounced the name of God in their preaching, he had been killed early on, and would not have time to spend it in the teachings that are written in the authentic text of the Gospel according to Matthew.
  
But as today's religious leaders no longer condemn to death those who violate the rules established by them, we can just re-pronounce the name of God, as did Noah, Abraham, Isaac, Jacob, Moses, David, and all the prophets.
  
It is written in Joel 3:5 (in some Bibles is 2:32): "And in that everyone who calls on the name of the Lord shall be saved."
  
So we need to pronounce and call upon the name of the Lord to be saved.
  
There are some people who say that one should not adapt the name Yahweh to other languages. However, this adaptation is necessary because each language has its phonetic system, and there are some phonemes (sounds) that exist in one language, but in no other language.
  
For example: In Portuguese, there is no semi-vowel Y as in the beginning of the syllable, but only as a vowel.
  
Therefore, if we fail to adapt to the name Yahweh Yahweh, most people will pronounce Y-AH-VEH, with three syllables, which is wrong, because there is a semi-vowel Y, and works as a consonant, so that YAH is one syllable, and the sacred name is pronounced YAH-VEH, with only two syllables, or YA-HS-VEH, if more pronounced paused.
  
Moreover, people would not pronounce the H in there sucked through the word, so that in any way the pronunciation was incorrect.
  
Moreover, if we did not adapt to the Portuguese people would find strange spelling Yahveh, and would not know how to pronounce, and would not answer, or avoiding comment.
  
As God is the Creator of all nations and all nations shall worship him, then his name should be adapted for all languages.
  
It was God himself who made the confusion of tongues, as seen in Gênesis11 :1-9, so that He knows perfectly well that every people has its language and its phonetic system different from other people, which makes it necessary to adapt the names themselves from one language to another, so that people can pronounce them.
  
So, here in Brazil we can pronounce the name of God in their shapes adapted to the Portuguese language, which is Yahweh, and Jae Jaevé.
  
For more details on this subject, see also page called THE NAME OF GOD IS YÁOHU?
  
That the Lord (Yahweh) bless you.
  
John Paul Fernandes Pontes.
  
Published on December 30, 2003.
  
Updated September 7, 2010.

5 de janeiro de 2011

PALAVRAS PROFÉTICAS PARA 2011

 2011 é  O ano do   Tsaphah (atalaia)
Em hebraico Tsaphah é Atalaia, quer dizer:  tomar cuidado, olhar ao redor, espiar, vigiar, observar, guardar , espreitar, prestar atenção.
Base bíblica: ‘Eis a voz dos teus atalaias (tsaphah)! Eles alçam a voz, juntamente exultam, porque olho a olho verão, quando o SENHOR voltar a Sião.’Isaías 52:8

Sentenças proféticas para 2011:

1 – 2011 continuará a colheita, na mesma proporção de nosso desejo de colher virão os frutos da terra que foi arada e semeada nos últimos meses.   




2 – A palavra profética está se cumprindo, mas os inimigos irão se levantar como nunca pra tentar abalar nossa estrutura: a FÉ.

 



3 – O ‘espírito de engano‘ trabalhará vorazmente pra tentar deter o sobrenatural. CUIDADO com os falsos mestres e os falsos profetas.





4 – continuarão as viagens proféticas, territórios serão  mais alargados, novos territórios surgirão. Mais  um ano de fronteiras alargadas e de missões. A visão de nações será específica, não é para todos, mas será para muitos. Mas todos quantos forem sensíveis terão seu coração aberto pra ir, mesmo ficando.





  5 – No ano do ‘Tsaphah’, o atalaia deverá ser muito adestrado para aprender a discernir entre a VOZ DE DEUS e a do ‘espírito de engano’. Quem não buscar intimidade com Deus e desejo de entrar no secreto e permanecer lá, terá sérias dificuldades para manter-se de pé.


6 – Fogo vem no altar para queimar o que é impuro e profano. SANTIDADE continua sendo a marca de uma igreja viva e que quer avivamento!

                       

7 –   As torres de oração são locais de vigilância. Não é apenas para quem pensa ter ministério de intercessão ou profético. Mas, para todo que se diz crente. Se a chama não for mantida se apagará e o Espírito se apagará. TENHA SEU TEMPO DIÁRIO COM O ESPIRITO SANTO, NÃO NEGOCIE ISTO EM SUA VIDA DIÁRIA!


 8 – 2011, continuação de um ciclo de duração programada por Deus. Vai durar até enquanto houver sêde e fome sobre a terra da palavra profética e do mover do Espírito. Continuamos no limiar de acontecimentos sem precedentes na história da Igreja.


9 –    Os prósperos prosperarão ainda mais, e outros prósperos serão levantados; a FÉ será a alavanca do sobrenatural de Deus, e os que têm fé agradam a Deus e Deus é galardoador dos que o agradam. Por isso, os que tem FÉ crescerão como a árvore plantada junto ao ribeiro e reverdecerão como o broto da oliveira e florescerão como a figueira.

  10 – A natureza continuará sendo grandemente abalada. Continuaremos Vendo muitos sinais nos céus e na terra: terremotos e catástrofes ‘naturais’ acontecerão em escala ainda maior (30% a mais), são sinais da vinda do Messias. Guerras e rumores serão ainda maiores e, Israel vai Continuar sofrendo grande cerco político e ameaças ainda maiores, o anti cristo está manifestando seus sinais na terra. Leis e projetos contra a família e os princípios da palavra, seremos perseguidos, mas ainda é só o começo. Mas esta onda, de certo ponto de vista, não será de todo ruim, obrigará muitos a saírem de cima do muro, da posição neutra e da duvida, ou SERÃO ou NÃO serão. 

  11 – O Brasil crescerá ainda mais. O Brasil será o celeiro das nações e 2011 Continuará marcando isto de forma especial. Nossa vocação é de João Batista, os que preparam o caminho para o Messias.

 

12 – Um tempo de novidades, crescimento e transformação de mentalidade para receber o NOVO de Deus. A Igreja será impelida para fora das ‘estruturas da religiosidade’ e da sua ‘geografia institucional’. As bases foram lançadas, agora é hora de crescer sem limites, estamos no limiar de um grande avivamento!



 

13- O velho perderá lugar para o NOVO. Jovens serão amadurecidos para liderar, e os mais experientes serão seus mentores, uma nova força está chegando no meio da Igreja: diz respeito as crianças, adolescentes e jovens, e aos novos nascidos de novo!  

 

14- 2011 Ano de desenterrar raízes profundas. Muitas vidas serão sacudidas como uma folha ao vento, haverá choro e lágrimas, mas tudo está no controle de Deus. As perdas serão um ponto de partida e não ponto de parada. Aprender com as perdas e servir a Deus com alegria seja qual for a circunstancia será nosso modo de vida! PERDAS E DOR podem ser o inicio de um ministério!

Entenda o tempo profético que vivemos hoje, quem tem ouvidos para ouvir ouça, e quem tem

 

olhos espirituais abertos veja:


QUE GERAÇÃO É A NOSSA? Marcada por uma aliança eterna – um tempo altamente profético:

Moisés foi o 7º do renovo da aliança (Adão, Enoque, Abraão, Isaque, Jacó, José e MOISÉS), o 7 é o numero de Deus e o sétimo(Moisés) foi o mais marcado da historia das alianças, o que mais experimentou o sobrenatural e a shekinah de Deus.

Agora observe algo que Deus me mostrou: Somos a sétima geração depois da reforma protestante (1517 Lutero + 504 = 7 gerações de 70/72 anos = 2007 a 2020 ).

 

Rua Azuza

Somos os herdeiros dos grandes avivamentos, como o da Rua Azuza, onde Willian Seymour profetizou que ‘em 100 anos depois algo maior aconteceria no mundo, um avivamento ainda maior’: 1909/1915 – 2009/2015).

 

Ciclos de 14 gerações

14 gerações: na genealogia de Jesus – Mateus cap 1, diz : “De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”. Mt 1:17.       -         14 GERAÇÕES DE 72 ANOS = 1008 ANOS X 2 = ANO DE 2016. Estamos hoje no segundo ciclo de 14 gerações de Jesus até aqui.

Deus é Deus do tempo Kairós(tempo celestial) e do Chronus(tempo físico). Mas há alinhamentos proféticos nos tempos Kairós e Chronus, o tempo que vivemos está totalmente alinhado com um mover profético para estes ultimos dias sobre a face da terra, no universo. Há uma movimentação frenética no reino do espírito, algo está para acontecer que vai abalar as estruturas da vida conforme nós a conhecemos, na minha opinião e no meu espírito estamos muito próximos do arrebatamento!


Deus o abençoe e que 2011 seja o ano mais FELIZ DA SUA VIDA!
Pastor Elmir Dell’Antonio
Ministério Profético Jesus está voltando, o que devo fazer?