VENHA PARTICIPAR DE NOSSA ESCOLA DOMINICAL AOS DOMINGOS 9:00 HORAS DA MANHA, TEM SIDO UMA VERDADEIRA BENÇÃO. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA

28 de outubro de 2010

Autoridade na Igreja

- Quando falamos de autoridade na , estamos falando de algo que emana das mãos de Jesus, pois em Mateus 28:18-20 Jesus afirma que toda autoridade nos céus e na terra lhe foi dada (v.18). No v.19 somos comissionados para a pregação do Evangelho, somos revestidos dessa autoridade, isso significa que Jesus delega essa autoridade a todos os crentes e devemos exercê-la como Cristo (Filipenses 2:5-11), sendo servo. Isso é tão relevante que até dentro das grandes multinacionais e empresas do mundo inteiro, tem se enfatizado a necessidade do exercício da autoridade através da postura de servo (O livro “O Monge e o Executivo”). Algo que parece uma novidade foi pregado e anunciado por Jesus a cerca de 2000 anos!

- Ao lermos 1 Tessalonicenses 5:12-13 temos algumas considerações de Paulo que podem nos ajudar a compreendermos a autoridade na , pois ele aconselha a em sua postura para com aqueles que exercem autoridade, sua liderança. O que aprendemos com a exortação de Paulo a esta ?

I – Devemos respeitar a liderança escolhida por Deus (v.12)
- Paulo é enfático, claro e direto, dizendo que a deve respeitar sua liderança, aqueles que trabalham entre eles (tessalonicenses) (v.12). Quem são essas pessoas para nós? Para nós são os pastores, superintendentes de área, supervisores, líderes de célula, presbíteros e diáconos. É sobre esta liderança que estamos nos referindo.

- Mas o que significa respeitar? Com toda certeza é considerar, é tratar bem, é ter estima, enfim, é valorizar. O Dicionário Aurélio define: “Tratar com reverencia ou acatamento; honrar. Ter em conta; considerar. Cumprir e acatar”. Uma das expressões que nos chamou a atenção foi o ter em conta, considerar, cumprir e acatar. Nesse sentido, gostaríamos de definir respeito à orientação que encontramos em Hebreus 13:17 (Obediência e Submissão).

- Devemos respeitar nossa liderança espiritual por um motivo muito relevante: eles não foram escolhidos por homens, mas sim, pela vontade soberana de Deus. Sempre que lemos o livro de Atos, nos impressiona o respeito que a tinha para com sua liderança espiritual. Em Atos 2:42 lemos que a se dedicava a receber o ensino dos apóstolos. No capítulo 4:36-37 José, um levita de Chipre, mais conhecido como Barnabé depositou o dinheiro da venda de uma propriedade sua aos pés dos apóstolos.

- Porque será que a em Atos tinha esta postura? Porque eles respeitavam os apóstolos como líderes escolhidos por Deus (Lucas 6:13-16), pois foi Jesus quem delegou essa autoridade a eles, foi Cristo, a quem Paulo se refere como a cabeça da (Colossenses 1:18). Podemos dizer que Jesus governa através de pessoas escolhidas por ele. Na realidade, toda liderança de uma é escolhida por Deus (1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11). Basta nos lembrarmos da escolha de Matias como apóstolo no lugar de Judas Iscariotes (Atos 1:21-26) e também da escolha de Barnabé e Paulo para serem missionários da de Antioquia, ao serem escolhidos pelo Espírito Santo (Atos 13:1-3).

- A deve respeitar sua liderança, pois a mesma foi escolhida por Deus. Porém, da mesma forma que a deve respeitar (obediência e submissão) sua liderança, como Paulo escreve em 1 Coríntios 16:15-16, a liderança não pode se esquecer que essa escolha de Deus não é motivo de soberba, não legitima opressão às ovelhas, o querer “mandar” nas pessoas, porque possui uma autoridade delegada por Jesus. A liderança foi escolhida por Deus para servir ao rebanho (1 Pedro 5:1-3).

II – Devemos reconhecer o trabalho realizado pela liderança (v.13ab)
- Ao iniciar o v.13 Paulo lança mão de algumas expressões para salientar a importância do reconhecimento da para com sua liderança, por parte do trabalho realizado. A Bíblia Viva traduz o v.13 assim: “Tenham grande consideração por eles e dêem-lhes o seu amor de todo coração, porque eles estão se desgastando para ajudar vocês…”. Entende-se reconhecer por valorizar e aprovar.

- Paulo aconselha-nos, como , a valorizar e reconhecer aqueles que trabalham entre nós e orienta-nos que o líder é reconhecido e respeitado como liderança pelo que ele faz. Neste caso, Paulo enfatiza que a liderança dos tessalonicenses estava trabalhando no ensino da e guiando na caminhada (vv.12-13).

- Paulo em sua exortação à de Tessalônica, incentiva os cristãos a reconhecerem o trabalho de seus líderes, tanto a liderança passada, quanto a atual (Hebreus 13:7). Como as horas mal dormidas dos pastores e pastoras, devido ao atendimento de pessoas; o empenho dos diáconos e diaconisas em entregar aquelas cestas básicas; a dedicação dos presbíteros e presbíteras reunidos como Conselho por horas para decidirem assuntos de extrema relevância para a caminhada da ; homens e mulheres, líderes de células, que pastoreiam os membros, orando e visitando; e supervisores e supervisoras que semanalmente visitam células e cuidam de seus líderes.

- Na Bíblia não vemos nenhum exemplo de homens e mulheres que são reconhecidos por Deus e pelo seu povo, sem terem feito algo no sentido de serviço. Samuel quando estava no Templo se preparando para o serviço do Senhor, já tinha o reconhecimento do povo de Israel (1 Samuel 3:20). Quando Estevão e outros seis cristãos foram escolhidos pela para a função de servidores da mesa e distribuição das doações recebidas pela , eles tiveram seus ministérios reconhecidos pela (Atos 6:3-5).

- Como devemos reconhecer o trabalho realizado por nossa liderança. Paulo nos mostra em 1 Timóteo 3:1-13 e Tito 1:5-9, como reconhecer um líder e as principais posturas e característica que os que almejam servir a Deus na liderança da devem possuir, para serem reconhecidos pela .

III – Devemos viver em paz com nossa liderança (v.13c)
- Quando Paulo está escrevendo esta carta para os cristãos da de Tessalônica, ele está preocupado em fazer algumas considerações finais no capítulo 5, em especial dos vv.12-28, porém nos vv.12-13 há uma orientação específica do relacionamento da para com sua liderança, dentro disso, ele finaliza o versículo: “Vivam em paz uns com os outros”.

- Sobre esta expressão a Bíblia Viva diz: “E lembrem-se: Proibido Desavenças entre vocês”. William Hendriksen comentando esta expressão escreveu o seguinte: “Em conexão com o que precede imediatamente, isso deve significar: “Parem com as reclamações. Em lugar de criticar constantemente os líderes, segui suas instruções, de modo que a paz (nesse caso: ausência de dissensão) venha reinar”.

- Quando nos reportamos ao povo de Deus no Antigo Testamento, nos lembramos do povo de Israel e seu líder Moisés, em vários momentos desde a saída do Egito até a chegada na terra prometida por Deus. Pessoas se levantaram contra a liderança de Moisés causando tumultos, discussões e murmurações que, entre outras coisas, levaram o povo de Deus a peregrinar por quarenta anos no deserto, impedindo que aquela geração tomasse posse da promessa (Êxodo 14:11-12; Êxodo 16:3; Êxodo 17:6-7; Números 16:41; 1 Coríntios 10:1-10).

- Se não vivemos em paz uns com os outros e com nossa liderança, estamos em desacordo com a vontade de Deus. Nunca se esqueça que quando alguém tem algum conflito, reclamação ou murmuração contra sua liderança espiritual é com o próprio Deus que está se levantando (Êxodo 16:6-8). Muitos cristãos querem questionar a autoridade espiritual de seus líderes, causando tensões dentro da , promovendo dissensões, partidarismo e murmurações. Porém, Paulo é taxativo em seu ensino, dizendo que devemos viver em paz, que é proibido desavenças.

- A paz é fruto do espírito (Gálatas 5:22). O salmista nos exorta no Salmo 34:14: “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança”. Uma que não vive em paz com sua liderança está propensa a perder o foco, por isso sempre em suas cartas Paulo ressalta isso, como em Romanos 12:18: “façam todo o possível para viver em paz com todos”. 1 Coríntios 14:33; 2 Coríntios 13:11; Efésios 4:3; 2 Timóteo 2:22 e a carta pastoral de Hebreus 12:14.

Conclusão

- Ao meditarmos a respeito do tema “A Autoridade na ”, percebemos que o exercício de liderança em todos os níveis da (liderança de células, oficiais da e pastores), vem de Jesus.

- Aprendemos que por crermos e entendermos essa autoridade: devemos respeitar a liderança escolhida por Deus, devemos reconhecer o trabalho realizado por essa liderança e devemos viver em paz com nossa liderança.

- Que Deus nos abençoe e nos ajude a colocarmos em prática esses conselhos que encontramos em 1 Tessalonicenses 5:12-13 e a respeitarmos esse princípio de autoridade, pois o mesmo foi projetado e arquitetado por Deus. Em nome de Jesus, Amém!

Um comentário:

Rô Moreira disse...

Olá Laelson, vi vc lá no Ciro e resolvi vir conhecer seu blog, e gostei muito. Tem conteúdo, vou ficando por aqui. Paz!